Acib realiza confraternização com seus associados e parceiros

Diretoria geral da Acib
A acib realizou ontem confraternização de fim de ano e apresentou um balanço social do ano aos parceiros e associados.
O ano 2014 foi de grandes realizações para a ACIB, e a entidade consolidou-se como referência à frente de todos os debates sobre desenvolvimento do território Itaqui Bacanga. A associação vem cumprindo sua missão de “Buscar o desenvolvimento sustentável através de ações sociais, promovendo a qualidade de vida dos moradores da área Itaqui-Bacanga”
Após onze anos de ações, projetos, investimentos e controle social, acreditando sempre que a união e a cidadania transformam o futuro, a ACIB conta com 75 associados, que se destacam pela caminhada em movimentos sociais de suas comunidades sempre buscando o diálogo intesetorial no território. Isso vem contribuindo para criação de um clima alterativo que busca cada vez mais a qualidade de vida das pessoas tanto no campo social, ambiental e econômico.  
Destacamos o ano de 2014 como ano voltado ao empreendedorismo. A parceria com o SEBRAE-MA tem rendido uma melhoria na economia local, pois a informalidade tem diminuído em nossa comunidade e os pequenos negócios tem crescido. Além de contribuir com a economia local, a ACIB tem em seu quadro de associados vários empreendedores cívicos que lutam todos os dias incansavelmente pela melhoria da vida no território, assim conseguimos parcerias importantes como a Prefeitura através da SEMCAS, CRAS, SENAC e SENAI, SESC, empresas como a VALE, TRANSPETRO, INSTITUTO EMBELEZZER. IMAGI, ICE- Instituto de Cidadania Empresarial e Instituições da Sociedade Civil  como a Radio Bacanga FM e Pastoral do menor da Vila Embratel, FONASC. 
Presidente da Acib apresenta o balanço social do ano
Conseguimos nos articular com  outras redes consolidadas na cidade de São Luís com  no Polo Coroadinho, A REDE COROADO DE NATAL e o Movimento Nossa São Luís. Atualmente  fazemos parte da REDE AMIGA DA CRIANÇA. Articulados com essas instituições do poder publico, privado de da sociedade civil que acreditaram em nossas propostas conseguimos realizar varias ações e projetos como o “Projeto Historia de Curupira” financiado pela TRANSPETRO, “Projeto  Ferramentas e Caminhos” Financiado pela VALE, em parceria com o Instituo EMBELLEZER e apoiado pelo ICE,  que qualificou jovens para o crescente mercado da beleza. Realizamos ainda diversos cursos de  qualificação aos nossos jovens, como cursos de informática, eletricista predial, armador de ferragens, secretariado e recepcionista somente no ano de 2014 tivemos para mais de  1.200 beneficiários diretos com projetos, parcerias e cursos.  No dia Mundial da Água conseguimos realizar o “I FORUM TERRITORIAL DA BACIA DO RIO BACANGA” que foi articulado juntamente com a Rede Coroado de Natal. Estamos apoiando e incentivando ações de coleta seletiva e reciclagem com o ponto do Ecocemar na ACIB e o projeto ECO Oleo Rio Bacanga tirando toneladas de resíduos do meio ambiente
Atual presidente e ex-presidentes da Acib
A ACIB naturalmente é uma rede com atuação em todo território do Itaqui Bacanga, estamos nos articulando com outras redes formando uma grande teia em prol do desenvolvimento social. Este ano conseguimos ampliar e reformar nossos espaços, com ajuda de parceiros como a VALE e SEBRAE-MA,  reabrimos a Biblioteca semente social com a ajuda de estudantes de Biblioteconomia da UFMA, incentivando a prática de extensão de jovens estudantes. Falando em extensão realizamos o  Projeto de Extensão “Estratégia aplicada nos Pequenos Empreendimentos Ludovicenses (EPEL)” junto com o curso Bacharelado em Ciências e Tecnologia da UFMA. Assim ajudamos pequenos empreendedores locais e estudantes a desenvolver  prática extensiva de conhecimento adquirido na academia. E estamos em continuo diálogo com as Universidades, principalmente com a UFMA que faz parte de nosso território para que essas ações sejam ampliadas. A nossa atuação se estende além-fronteiras do Itaqui Bacanga, pois contribuímos também com o desenvolvimento da Cidade e do Estado do Maranhão destacando a participação de diversos membros da associação  em conferencias, seminários, audiências  e conselhos de politicas públicas. 
Conseguimos estar nos principais espaços de debates de politicas publicas  na esfera municipal e estadual, atuamos diretamente nas politicas urbanas, de meio ambiente e recursos hídricos com representação no conselho municipal, estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, temos uma cadeira também nos Conselho das Cidades. No âmbito cultural apoiamos iniciativas como o “PROJETO AUTO NATALINO” que é realizado pelo “Núcleo de Produção Teatral Teoria das Artes” que vai ser  apresentado na região.
Concluímos este ano com todas essas realizações, que só foram possíveis com a articulação e com empenho de todos vocês que direta ou indiretamente contribuíram e por isso em nome da Diretoria e de todos os associados. !!! Muito Obrigado!!!!!.
Assim queremos agradecer e que 2015 que venha com muito mais realizações.

A DIRETORIA DA ACIB DESEJA UM FELIZ NATAL E PROPERO ANO DE 2015. 

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.