Como Sempre, em 10 anos de existência e Respeitando a sua Agenda Estatutária a ACIB realiza sua Prestação de Contas.


Depois de muito empenho e trabalho transparente de nossa diretoria, secretário executivo, da nossa assistente administrativo financeira e da nossa Assessoria Contábil as contas do exercício 2013 tiveram parecer favorável de nosso competente Conselho Fiscal, que também fizeram um esforço de realizar um trabalho reconhecidamente muito eficiente culminando na pronta aprovação das contas do exercício 2013 pela Assembléia geral dos Associados. Parabéns a todos que contribuiram com esse belo trabalho e fortalecimento da nossa instituição.







Palavras do Nosso Presidente na Prestação de Contas do Exercício 2013.

O Ano de 2013

Desenvolver lideranças sempre foi um dos grandes desafios de organizações sem fins lucrativos, principalmente pelas dificuldades, como a falta de recursos, alto grau de responsabilidade, competências específicas e tempo necessário para dedicação à função. 
Neste sentido, a ACIB tem sido uma organização privilegiada, pois, neste ano, assumiu o 6° presidente e 5° diretoria em 10 anos de atividades, respeitando uma rotatividade estatutária em sua governança, que traz aspectos democráticos e de renovação extremamente importantes para a sustentabilidade da organização. Não é um processo que prima pela continuidade, mas, sobretudo pelos desafios da não acomodação de toda uma estrutura voltada ao atendimento das demandas reprimidas, nas áreas sociais da Área Itaqui Bacanga
Neste decenário de existência da ACIB, os associados se reuniram em vários momentos para discutir o novo Planejamento Estratégico. Foi uma experiência inovadora para associação que não tinha a cultura de discutir o planejamento com os associados. Estaremos mais atentos às variações da demanda na área social e a novas parcerias; temos que continuar investindo na qualificação dos nossos associados, na busca de novos quadros qualificados que possam contribuir com efetivo desenvolvimento da instituição. Temos o desafio de buscar um ambiente mais saudável e criativo; desenvolver indicadores e estar mais atentos às melhores práticas na gestão de uma organização. Devemos investir em metodologias de captação de recursos e mobilização para uma melhorar atuação no Território Itaqui Bacanga.
A ACIB entende o seu papel na comunidade e no desenvolvimento da Cidade de São Luís, Estamos buscando parcerias com universidades, visando ao nosso aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, facilitando o desenvolvimento de jovens universitários e também daqueles em programas de MBAs, mestrados e doutorados, que puderam utilizar-se das nossas práticas para casos de estudos. Acreditamos que a sociedade brasileira passa por uma profunda faze de transição onde as pessoas começam a valorizar e a se conscientizar da prioridade dos interesses coletivos, as Jornadas de Junho de 2013 comprovou isso. Neste sentido que procuramos desenvolver relações institucionais que tenham em seu escopo a ética, honestidade e o coletivo acima do individual.
Acreditamos que a aproximação de futuras lideranças como: Jovens estudantes e demais cidadãos comprometidos com as causas sociais trará uma nova realidade à nossa sociedade, com uma visão mais humana e uma nova prática de relacionamento comunitário para criar um sistema alterativo do quadro social de nossas comunidades. Após uma década de trabalhos nas comunidades do Itaqui Bacanga decidimos mudar, buscando a renovação dos nossos processos, mantendo a transparência e as relações com instituições importantes para o desenvolvimento local de nossa comunidade. São ações como estas que nos fazem acreditar que caminhamos com sustentabilidade para os próximos anos, na área social, financeira e ambiental. Dedicamos todas as ações realizadas em 2013 para uma grande Guerreira que perdemos no mês das mulheres de 2013. . Nilde como era conhecida, mulher lutadora, trabalhadora, mãe de família responsável, cuidava da família, filhos, netos, irmãos, sobrinhos e ainda usava o tempo disponível que tinha para militar nas causas sociais da Área Itaqui-Bacanga.

Marciel Gomes de Souza
Presidente da ACIB

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.