ACIB é homenageada pela UFMA e recebe a distinção honorifica "Palmas Universitárias"

A Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB) foi homenageada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) durante a solenidade de entrega da distinção honorífica “Palmas Universitárias”. A ACIB foi uma das instituições reconhecidas como importante parceira em prol do desenvolvimento da Universidade e da Educação no Maranhão. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (24 de Outubro de 2013), no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga.
A ACIB reconhecida como instituição importante para o desenvolvimento da Educação no Maranhão
Desde que a ACIB foi criada em novembro de 2013 sempre deu apoio a pesquisa de acadêmicos da UFMA e de outras universidades sobre o território Itaqui Bacanga, a pesquisa memória do Itaqui Bacanga que conta história de cada comunidade da região foi tema de diversos trabalhos acadêmicos, o nosso acervo de Livros da Biblioteca Semente social sempre foi utilizado pela comunidade acadêmica da UFMA que mora na região ou não. Nossos projetos sociais foram tema de pesquisas em diversas monografias.  Na 64ª Reunião Anual da SBPC, realizada em São Luís, em 2012 que teve como tema “Ciência, cultura e Saberes Tradicionais para  enfrentar a Pobreza”  a ACIB realizou  a exposição memórias do Itaqui Bacanga que foi desenvolvida por alunos da UFMA que moram na Área Itaqui Bacanga (Veja). Apoiamos projetos de prática de extensão acadêmica (Veja), Na Ação Global realizada na UFMA novamente realizamos a exposição da Memória do Itaqui Bacanga. Recentemente a ACIB está sendo parceira na divulgação e inscrição do Projeto Esporte e Lazer na Cidade - PELC realizado pela UFMA (Veja). Estamos em constante diálogo com a Reitoria, acadêmicos e professores em busca de novas parcerias em projetos de prática de extensão um deles é a reforma e ampliação da biblioteca Semente Social que um grupo de estudantes de Biblioteconomia está elaborando um levantamento para elaboração de um projeto de prática de extensão.
A homenagem Palmas Universitária
Instituída em 1986, as "Palmas Universitárias" são concedidas às personalidades que se destacaram em suas atividades na Universidade, merecedoras de reconhecimento público por toda comunidade acadêmica. Em comemoração aos 47 anos da UFMA, a Universidade Federal do Maranhão concedeu, a 47 servidores, esta comenda honorífica. Durante a premiação, foi entregue uma placa e uma medalha aos servidores, e uma placa às instituições parceiras da Universidade. O Reitor Natalino Salgado destaca que esta concessão não é somente um beneficio concedido a alguém pelos serviços prestados a uma instituição, mas uma distinção honorífica que lembra uma insígnia de comendador dada, desde a idade média, aos cavaleiros de ordens militares ou eclesiásticas que desempenharam bem suas funções durante as guerras ou outros eventos similares. “A comenda não exprime somente o reconhecimento individual ou o pertencimento coletivo de cada um nesta cerimônia, mas representa, principalmente, o esforço coletivo de todos para construir a Cidade Universitária como uma instituição digna desse nome. É certo que a UFMA é o que é porque conta com a comunidade universitária que banca esse projeto há 47 anos”, afirmou.
Para o atual Presidente da ACIB, Marciel Gomes de Souza, que recebeu o título é uma conquista para toda a família ACIB, associados, colaboradores, parceiros e comunidade em geral, isso prova que estamos trilhando no caminho correto e prova a importância que a ACIB tem para a comunidade do Itaqui Bacanga e para o desenvolvimento do Conhecimento.




0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.