Por uma Solicitação da ACIB a Praia da Guia foi incluída na Campanha Mundial de Limpeza das Praias que será realizada no dia 21 de Setembro


Este ano, no Maranhão, o Dia Mundial de Limpeza das Praias, conhecido mundialmente como CLEAN UP THE WORLD (CUW), será realizado em 21 de setembro, das 13h às 15h (conforme a tábua de marés), em São Luís e em mais dez municípios. São eles: São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Barreirinhas, Caxias, Pinheiro, Pindaré Mirim, Apicum Açu, Colinas, Paulino Neves e Água Doce do Maranhão. Na capital maranhense o evento será realizado nas praias da Avenida Litorânea, Olho d´Água e Guia, além da Lagoa da Jansen e da Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. Na APA do Itapiracó o evento será realizado das 8h às 10h.
Em São Luís o evento será coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão e terá o apoio do Instituto Ecológico Aqualung e das empresas Vale, São Luís Engenharia Ambiental S/A, Coca-Cola, CEMAR, ALUMAR, DM Aquatic Center, SoftTacos e do Sistema Mirante de Comunicação, além do Centro Unificado de Educação do Maranhão (CEUMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do  Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA), ACIB (Associação Comunitária Itaqui Bacanga) e da participação de um grande número de representantes dos poderes públicos, estudantes e da sociedade civil organizada.
 Na programação maranhense do CUW estão previstos mutirões para recolhimento de resíduos nas praias, no entorno de rios, lagoas e florestas. Serão mais de 20 pontos de coleta distribuídos entre São Luís e os demais locais de realização do evento. 
 A expectativa da Sema é de que este ano mais de 6 mil pessoas participem do Clean Up The World como voluntárias dessa grande campanha mundial de conscientização e sensibilização ambiental colocando em prática o princípio primordial da agenda 21 que preconiza o agir localmente pensando globalmente.
A primeira vez que o Maranhão participou da campanha foi em 2012 com a mobilização de cerca de 2.500 voluntários apenas em São Luís. Com esse desempenho os maranhenses foram destaque no Brasil e exterior por terem conseguido bater o recorde de participantes de todas as dez edições anteriores da campanha no Brasil.
É importante mencionar que o evento é gratuito, não havendo, portanto, a cobrança de nenhuma taxa ou contribuição financeira para a adesão de voluntários.
Em São Luís, o Clean Up The Word, foi antecedido da II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SUSTENTABILIDADE NAS PRAIAS, realizada no dia 27 de agosto, das 8h as 17h, no auditório Josué Montello, na Universidade CEUMA, Campus Renascença.
O evento, que foi gratuito e aberto ao público, teve como principais objetivos: informar, esclarecer e promover a discussão sobre a Gestão da Orla e o Impacto de Resíduos Marinhos para a promoção da sustentabilidade nos ambientes costeiros no Estado.





O Clean Up the World

No dia 21 de setembro o DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DAS PRAIAS, RIOS, LAGOS E LAGOAS será realizado, simultaneamente, no Maranhão, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Sergipe, e no Paraná, além de praias, rios, lagos e lagoas, em mais de 125 países.
O Clean Up the World é um evento apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e existe desde 1993.
No ano passado, a ação uniu, aproximadamente, 125 países, mobilizando em torno de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar rios, lagos, lagoas, praias e florestas em uma grande campanha global de conscientização.
O Projeto tem como objetivos incentivar o debate para soluções de problemas relacionados à orla do estado e estimular a população, principalmente, as novas gerações a cultivarem atitudes mais sustentáveis, a responsabilidade com o resíduo gerado e o respeito e o cuidado com aquela que tem sido a nossa primeira mãe nesse planeta, a natureza.

  
Quem pode ser voluntário?

Qualquer pessoa poderá participar do mutirão de limpeza. O voluntário poderá participar como voluntário individual ou participar de um grupo formado por outros voluntários. As inscrições poderão ser feitas nos locais do evento e, de preferência, de forma antecipada, no site da Sema, de acordo com as orientações que serão divulgadas em breve pelo órgão ambiental estadual.
Vale ressaltar que as crianças só poderão participar do mutirão se estiverem acompanhadas dos pais ou responsáveis.

  
Toda a ação será supervisionada pela ONG mantenedora internacional (Clean Up the
World), que cadastra e treina os grupos de voluntários e parceiros,dando suporte técnico, fornecendo a metodologia de trabalho, parâmetros de segurança e método de coleta, de acordo com o padrão internacional.
Em todos os países, a ação local do CUW envolve ONGs, empresas, governos, institutos, escolas e comunidades independentes,conforme a organização e cultura locais. A participação ampla dos mais diversos setores nesta ação de conservação ambiental valoriza e
amplia as potencialidades locais, agregando outras ações, como o plantio de árvores, incentivo às atitudes sustentáveis, campanhas de educação ambiental, entre outros.
Diante dessa possibilidade, a SEMA somará ao projeto CUW ações de educação, saúde ambiental e informação. Com isso, pretende-se atrair o público de forma prazerosa
para a ação de coleta cidadã, incentivando a participação pública na esfera socioambiental. Ademais, essas ações agregadas pela SEMA possuem uma vertente afirmativa, de reconhecimento e de valorização ambiental e cultural das regiões costeiras.


Outras informações sobre o CLEAN UP THE WORLD, o INSTITUTO AQUALUNG e fotos sobre o evento em diversos países estão disponíveis nos sites:



Informações sobre o evento no Maranhão:
cleanup.ma@gmail.com
(98) 9177-8880 com Yassodara Brandão e Marina Melo, de segunda a sexta-feira, das 14h ás 18h.


Marcação de entrevistas sobre o assunto: Assessoria de imprensa da Sema pelo telefone (98)3194-8900 ou 9185-2267 com Patrícia Santiago, Karla Miranda ou Tiago Maciel.

1 comentários:

Gostaria de está Participando deste evento vou esta Disponivél e queria, saber como fazer pra participar?
Meu Nome é Maria do Socorro M. Pinto
fone-32368214
87503729
e-mail socorrp.pinto@hotmail.com
Eu e meus filhos gostaríamos de ser voluntários
Atenciosamente!
socorro Pinto.

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.