Exposição Memória do Itaqui-Bacanga é apresentada na SBPC




 A Exposição Memória do Itaqui-Bacanga, foi apresentado durante a 64° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que teve como tema "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza". Que aconteceu de 22 a 27 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
A Exposição aconteceu paralela ao maior evento acadêmico da America latina e serviu para divulgar pesquisa realizada pela Associação Comunitária Itaqui-Bacanga, iniciada em junho de 2006, que tem o objetivo de sistematizar a história da Área Itaqui-Bacanga, a fim de resgatar a memória do povo que vive na região. A proposta da Memória é norteada em princípios baseados na compreensão de que a identidade e a história são condições imprescindíveis para que a população possa exercer dignamente a sua cidadania e valorizar a sua história.
A Memória do Itaqui-Bacanga, além da exposição que aconteceu no Centro de Ciências Sociais, a Memória foi apresentada em oficinas na SBPC Jovem, no colégio universitário, ministradas por jovens moradores da área formados em jornalismo, serviço social, historia e letras, e contou também com a presença da Personagem vovó Janoca, representado pelo ator Renato Porto, (uma antiga moradora da área). Durante a semana a oficina recebeu estudantes de escolas do município, estado, da rede particular e estudantes de vários cursos de universidades de todo o Brasil.
Durante os cinco dias milhares de pessoas que visitaram a exposição tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de uma das áreas mais importante de São Luís.
Sobre a SBPC - Realizada desde 1948, a reunião da SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento, com programação composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Essa é a segunda vez que São Luís sedia o evento. A primeira Reunião Anual da SBPC realizada no Maranhão ocorreu em 1995 há 17anos.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. A ACIB agradece a sua participação.